Apartamento na planta: quais são os riscos?

Comprar um imóvel é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, esse momento deve ser cercado de cuidados e pesquisa. E, muitas vezes, o mais fácil é adquirir uma casa ou apartamento na planta, por conta da economia no valor. Por isso, para evitar problemas, aqui listamos algumas dicas de como escolher um imóvel de forma acertada. Acompanhe:

 

  • Construtora de confiança: para comprar um apartamento na planta, tipo de imóvel mais procurado hoje em dia devido ao custo-benefício, é importante saber a honestidade da construtora antes de fechar negócio. Infelizmente, nem todas honram com que está acordado em contrato.

 

  • Pesquise a idoneidade: para evitar dor de cabeça e ver o sonho de se mudar para o novo lar frustrado, use a internet para pesquisar referências da construtora. Se houver processos movidos por proprietários contra ela, acenda a luz vermelha de alerta!

 

  • Imóvel antes de construir nem sempre é sinal de economia: comprar um apartamento na planta pode gerar uma economia entre 20% e 30%. Isso é ótimo, mas o comprador precisa ficar atento se a construtora não irá modificar a qualidade das janelas ou portas, por exemplo, para reduzir os custos finais da obra. E o prejuízo dessa alteração terá de ficar com o proprietário do imóvel.

 

  • Procure o melhor financiamento: algumas construtoras têm a opção de oferecer o financiamento diretamente com elas. Pesquise se os juros e correções cobradas nesse caso estão de acordo com as regras de financiamento. Avalie se o comprometimento financeiro de sua renda é seguro e você conseguirá cumprir com os pagamentos.

 

  • Documentação em ordem: comprar um apartamento na planta querer ainda que você tenha bem organizada toda a documentação que for feita para o imóvel. Portanto, mantenha tudo certinho e fácil de consultar.

 

  • Vistoria na obra: se você já firmou a compra do apartamento na planta, tem o direito de saber como a obra está. Então, faça visitas regulares ao canteiro de obras para ver o apartamento em construção, se tudo está sendo feito com materiais de boa qualidade. Acompanhe o cronograma da construção e da entregadas chaves bem de perto!

 

Tamanho do apartamento na planta

Agora que você já sabe como fazer um bom investimento num apartamento na planta, sem correr o risco de se decepcionar, vamos falar sobre o tamanho do imóvel que você vai adquirir. Ao comprar um apartamento antes de construir, é importante saber qual a metragem total do seu espaço e dos cômodos, separadamente, para saber se o tamanho do apartamento atende suas necessidades. Mas, você sabe como descobrir o tamanho certo para sua família? Pense sobre:

  • Vai se casar em breve ou morará sozinho? Terá filhos?
  • E se tiver filhos, morará numa capital ou vai preferir uma cidade mais calma?
  • Ao escolher uma cidade menor, talvez você descubra as vantagens de morar em um apartamento no interior!
  • Gosta de animais? Qual o porte deles? Para morar num apartamento, é melhor pets pequenos.
  • E suas visitas, terão onde dormir?
  • Gosta de receber os amigos? Que tal ter uma bela varanda para oferecer jantares? Observe a planta de apartamento para saber!

Esperamos ter ajudado você em sua escolha!

Receba nossas novidades e lançamentos

Entre em contato

* Campo obrigatório