Após quase um ano do final do lock down e das limitações impostas pela pandemia, o trabalho home office se consolidou como o preferido entre os trabalhadores.
Com o desenrolar da pandemia essa foi uma mudança que se fez necessária na forma de trabalho, e com isso, muitas empresas consolidaram o home office como modelo de trabalho ideal no país.
A Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, realizou uma pesquisa que mostrou que independentemente do fim da pandemia, 84,2% dos líderes entrevistados tem a intenção de continuar com o trabalho remoto (clique aqui para acessar a pesquisa).
Para isso, eles acreditam que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é um aspecto a ser priorizado.
E foi buscando isso que um dos diferenciais do Residencial Domus foi incorporado ao projeto: uma área completa de CoWorking.
Um espaço inteligente, preparado para o uso de tecnologias e que poderá ser usado para o trabalho diário (inclusive com uma copa) e até realizar reuniões (clique aqui para conhecer o Residencial Domus).
Uma forma de integrar a qualidade de vida de trabalhar em casa com a possibilidade de ter uma estrutura preparada para o trabalho.
A solução encontrada se reflete agora neste estudo. 45% das empresas entrevistadas afirmaram que já adotam o sistema home office e 15% avaliam a sua implementação definitiva.
Dentre as empresas que adotaram a colaboração remota:
70% diz ter adotado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários,
60% alega interesse em promover melhorias na questão da mobilidade urbana,
47% teve como objetivo a retenção de talentos,
36% disse estar em busca de redução dos custos com sede física, segundo a pesquisa.
Na verdade, o home office vem se mostrando extremamente vantajoso.
Além de sanar as necessidades corporativas, ainda os colaboradores deixam de gastar horas no trânsito do trajeto casa-trabalho-casa.
Além disso, há uma promoção do bem estar do colaborador e, todos sabem que profissionais felizes, produzem mais.
Esta nova realidade, no entanto, se consolidou graças a aos avanços do setor de tecnologia, que passou a oferecer soluções eficientes para a conexão de pessoas, por meio de sistemas de última geração, de fácil conexão e um ótimo custo benefício para as organizações.
Devices dotados de tecnologias inovadoras, como a capacidade de isolar ruído externo, multiplicar conectividade, baterias de longa duração, apps de reunião a distância, documentação com validação digital, entre outros, foram pensados para os profissionais que estão em movimento ou precisam estar conectados a todo instante, independente de onde esteja.
No entanto, adotar o home office não é uma tarefa fácil.
Mesmo que o formato encha os olhos de muitos empresários mundo afora, é importante ter parcimônia a empregá-lo de forma gradativa.
Se ainda não adotou, o início do processo deve levar em consideração a busca de soluções tecnológicas que se encaixem na realidade das necessidades da companhia e dos times envolvidos.
É preciso que as ferramentas possibilitem o trabalho remoto e em grupo, assim tarefas são distribuídas, realizadas e conferidas.
Outra dica importante é a elaboração de um kit com itens básicos de comunicação, a fim de auxiliar o profissional na reorganização de seu cronograma e buscar alternativas para que mantenha a produtividade nessa forma de trabalho.
Feito isso, então é chegado o momento de elaborar a transição propriamente dita.
É aconselhável escolher uma área específica e iniciar a implementação por ela, como por exemplo o setor de TI – que possivelmente estará envolvido neste processo – e, aos poucos, ampliar para outros departamentos.
Até mesmo selecionar um determinado número de colaboradores para testar a colaboração remota um dia por semana, alternando os setores.
Assim é possível promover a mudança no mindset da empresa como um todo, integrando times e lideres através de um objetivo em comum.
Com isso, todos poderão gerar impacto positivo e controlar os impactos negativos e desafios não previstos que surgirão ao longo do processo.
Afinal, é a uma empresa com pessoas trabalhando que está em jogo, então o cuidado, a paciência, a atenção e a dedicação são fundamentais para que o negócio prospere e siga a sua evolução de maneira saudável e rentável.
As principais tendências que devem ser adotadas na construção civil, a Construtora J. Cardoso já traz em seu lançamento mais recente,
clique aqui para conhecer todas as vantagens e diferenciais do Residencial Domus.
#apartamento em sorocaba #comprar apartamento em sorocaba #construtorajcardoso #residencialdomus
Grupo J. Cardoso Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Agência IndBras